segunda-feira, 28 de setembro de 2015


Falo mesmo: Intolerância e preconceito.

1
Boa tarde peoples, simbora para mais um "falo mesmo", devo confessar que ando bem empolgada para alguns temas que ando selecionando para esse quadro, e um deles foi em relação a Intolerância e falta de respeito das pessoas com determinada situações, então vamos la para mais um "Falo mesmo"!

Ultimamente em minhas redes sociais e conversas com pessoas próximas vejo o quão claro é a intolerância quanto a alguns assuntos e situações, uma que ando observando bastante é a intolerância religiosa, depois que a mídia ficou bombardeada quanto aos refugiados Sirios, vi em diversas vezes, pessoas que dizem ser religiosas desejando a morte daquelas pessoas, isso me deixou totalmente irritada e pensativa sobre o assunto, e me fez refletir sobre outros assuntos associados, como estilo de vida, o religioso, já citado por mim, opção sexual entre outros, e isso me fez repensar a causa dessa falta de respeito, de primeira me veio na cabeça o medo do desconhecido, geralmente o ser humano teme aquilo que ele não compreende, e faz disso uma arma para se "proteger" do desconhecido, em segundo plano me veio os padrões que a sociedade colocam na cabeça das pessoas, em ambas as ideias que tive de uma suposta resposta para minhas duvidas, ainda assim me restou a duvida, tem para que disso?





Nas ultimas semanas, uma colega da época de escola passou por uma situação que muitos acham besteira, essa colega de escola e de classe foi alvo de preconceito, por ser negra e ter um cabelo afro, cabelo que revela sua identidade cultural e racial, Dandara Marques, estampou jornais e falou no Programa Altas horas sobre como tomou as rédeas da situação,  Dandara se mostrou uma verdadeira guerreira como o significado de seu nome, sem medo foi la e fez o que deveria ser feito, moveu uma denuncia na delegacia de Crimes virtuais, e muita gente achou que ela fez errado, que era exagerado, mas Dandara fez o que muita gente tem vontade de fazer, mas por algum medo, não fazem!

Posso falar com propriedade sobre preconceitos também, pois senti na pele como é o gosto amargo da intolerância, em diversas vezes ao sair na rua com o Hijab (Lenço islâmico), ouvia piadas de mal gosto, xingamentos e ameaças, exatamente isso, ate ameaças eu ouvia por causa da minha crença religiosa! '' Mas aqui é Brasil, as pessoas aqui aceitam a todos!'', Isso foi a maior mentira que alguém pode falar pra alguém vitima de preconceito, brasileiros são preconceituosos e ignorantes quando olham algo que não se encaixam em algum padrão, o mesmo funciona para pessoas com estéticas diferentes daquilo que costumamos ver por ai! Conversando com um amigo, ele me relatou que as vezes as pessoas olham estranho, relatou que o ex sogro não falava com ele pelo "jeito" dele, mas que jeito que nada, era por causa das tatuagens que ele tinha, e isso é mais frequente que tudo, as pessoas não costumam "aceitar" o que acham diferente do que elas costumam ser/usar, eu sou totalmente irritada com esses relatos que ouço/presencio, por que as pessoas ainda pensam assim? Por que ser intolerante/Preconceituoso? O preconceito não nasce nas crianças, são passadas por seus pais/Cuidadores que por sua vez também tiveram esse "ensinamento"!





Muitas pessoas pensam em como combater esse tipo de coisa, punir é a medida de deveria ser menos usada, a "prevenção" para esse tipo de coisa, é uma arma simples: o conhecimento e ensinamento que recebemos e passamos aos nossos filhos! 

Por que ao invés de falar "Rosa é coisa de menina", não falam "Cor não tem gênero"? São coisas simples e ensinamentos básicos que fazem o ser humano melhor, ensinar a respeitar é primordial na formação do ser humano, outra conduta que devemos adotar e repassar é "Não conhece determinado assunto? Estude, pesquise, se informe!", criticar algo que não sabemos, é simplesmente idiota e sem noção! 

As pessoas mudam, a era muda, os anos mudam, mas algumas pessoas não, preferem manter aquele pensamento "arcaico" de que tudo é do jeito que eles aprenderam a miiiiiil anos atrás, mas o mundo esta em mutação desde sua origem, e precisamos mudar, mas que seja para melhor, porque de gente mente pequena o mundo já não aguenta os que tem! Você não precisa concordar comigo em nada, você tem direitos e livre arbítrio, mas o respeito? Ah meu amigo, esse é seu dever e obrigação! Tem um texto que deveria ser um "mandamento" na vida de cada um, com esse simples gesto o mundo seria um lugar melhore de viver!

"....Se não gosta que tirem seus direitos, não tente tirar os direitos dos demais."

O mundo precisa de mais amor, mais pessoas bondosas, mais positividade, e muuuuuito mais respeito, ninguém precisa concordar com nada, apenas respeitar ;D




Kamila Thuane










1 comentários:

Unknown disse...

O preconceito no Brasil é pior pq é velado...Uma piadinha aqui, uma gracinha ali... Quantas vezes quando tu tava de hijab não foi chamada de mulher bomba? Quantas vezes eu não chamaram meu cabelo de ruim, dentro da minha própria casa? Quantas vezes ja não lemos por ai chacotas quanto ao nosso sotaque (somos nordestinas)? Preconceito existe. Pessoas ignorantes existem. E não adianta ignora-las como diz Morgan Freeman. A gente tem que mostrar pras pessoas que respeito é bom e nós gostamos dele, TODOS NÓS! Vamos ensinar nossas crianças desde cedo a respeitar todos acima de qualquer coisa. Bom texto Mila!

Postar um comentário