sexta-feira, 7 de março de 2014


Você sabe lavar os cabelos?

0
Oi oi,
Essa matéria é mais uma inquietação do que uma pergunta de fato! É até um desabafo... Quando era mais nova e isso não faz muito tempo (hahahaha) minha vó cuidava do meu cabelo... minha mãe cuidava do meu cabelo...  eu só vim cuidar definitivamente sozinha do meu cabelo com 13~14 anos. Hidratação não existia na minha rotina! Era só lavar, condicionar e passar muito creme! Vez ou outra minha mãe hidratava a pulso firme, até por que desde cedo fiz química para “soltar os cachos”, o famoso relaxamento.

Enfim! Aos 24, sem nenhuma vergonha na cara fui na minha cabeleireira cortar o cabelo depois de anos. Qual foi minha surpresa ao descobrir que eu não sabia cuidar dos meus “preciosos”??!  Ela me deu umas dicas que hoje venho compartilhar com vocês.



Lavagem

Na lavagem não é recomendado derramar o shampoo diretamente no cabelo! Eu fazia muito isso... lavava o comprimento do cabelo e esquecia da raiz, que é a parte mais importante da lavagem, pois é na raiz que a “sujeira” se acumula.

Como eu faço hoje: com os cabelos molhados espalho uma quantidade de shampoo na palma da mão. Com a mão “besuntada” de shampoo massageio diretamente o couro cabeludo com movimentos lentos e leves, até fazer espuma (Cuidado! massagear demais estimula os folículos capilares e seu cabelo pode ficar muito oleoso).


Se não fizer muita espuma quer dizer que é necessário lavar aquela pouca espuma que se formou e repetir a operação. Uma coisa importante que minha cabeleireira falou é não colocar shampoo no comprimento do cabelo. A espuma que se forma no couro cabeludo quando lavada vai escorrer pelo comprimento, lavando –o. Lembrem-se onde mais se acumula “sujeira”, na raiz! É lá onde deve ser depositado o shampoo. Isso vai evitar ressecamento dos fios e as temidas pontas duplas (pelo menos funcionou pra mim)!!

Hidratação

Ao contrario do que eu pensava, e fazia, a hidratação deve ser feita depois da lavagem. Quando você retira a sujeira dos cabelos com o shampoo também abre as cutículas do cabelo. O que é isso?  É como se o cabelo tivesse um monte de poros, como a nossa pele. Quando o cabelo está sujo, cheio de creme, óleo, poeira... tudo isso tapa os poros do cabelo. Quando usamos o shampoo toda essa sujeira é removida e o os poros ficam livres. É por eles que vamos repor a água do cabelo, repor os nutrientes (lipídeos) que o deixam saudáveis e até repor os elementos estruturais do fio (proteínas).
Para tudo isso podemos usar mascaras/hidratações, que são cremes ou óleos que ajudam nesses processos.

Como eu faço hoje: Depois que lavo os cabelos, divido-os em 3 partes e passo a hidratação mecha a mecha, enluvando. Deixo o tempo que o fabricante recomenda (geralmente de 15 a 20 min). Eu faço um cronograma capilar (depois escrevo sobre isso) onde reponho a água dos fios uma vez por semana, reponho os nutrientes/lipídeos uma vez por semana também e reponho as proteínas/faço reconstrução uma vez por mês.

Condicionar
Ele tem efeito inverso do shampoo. Enquanto o shampoo abre as cutículas do cabelo o condicionador fecha! Ele meio que finaliza todo o processo. O condicionador também possui a capacidade de repor a água, os nutrientes e até algumas proteínas dos fios, mas não como as mascaras. Por isso pra o tratamento completo recomenda-se que ele seja usado depois da hidratação.

Como eu faço hoje: Ta ai! Acho que essa etapa foi a única que não funcionou, pelo menos pra mim, quando eu segui as recomendações da cabeleireira. Tive que descobri sozinha testando no meu “precioso” o que ele mais gostava! Segundo a minha cabeleireira, não é necessário grande quantidade de produto e também não precisa esperar muito pra lavar ele do cabelo. Quando eu faço isso meu cabelo fica um pouco ressecado. Ele gosta quando eu coloco uma grande quantidade (tenho muito cabelo!) e passo pelo menos 3 min (o tempo que o fabricante pede) enluvando-o.

Finalização

Finalizar é fechar definiditamente o ciclo de cuidados até a próxima lavagem (que deve ser dentro de 2 ~ 3 dias). Pra finalizar podemos utilizar muitos produtos, vai depender do que queremos.

Como eu faço hoje: eu finalizo com o método LOC, algumas vezes. Na maioria das vezes, passo o creme de pentear em mechas, amassando sempre pra estimular os cachos. Espero secar e faço a texturização para formar cachos na parte que ainda tem alisamento, ai utilizo mais, muito mais creme! O cabelo crespo pede muuuuito mais creme do que um cabelo liso, tentem entender! Faço a texturização de um dia pro outro uma única vez depois que lavo e utilizo pente com dentes largos SEMPRE.


Uma dica preciosa da minha cabeleireira que mudou minha vida capilar é não usar mais reparador de pontas! Vocês vão dizer que ela é louca, mas não é. Os reparadores de ponta não acabam com as pontas duplas, eles disfarçam elas. E depois que eles estão cheios de silicone, que com o tempo impregnam no cabelo e ai só cortando... Ela recomendou óleo vegetal puro. Eu uso o óleo de coco, eu mesma faço, depois passo a receita. Fazem 8 meses e advinhem: Não acho mais pontas duplas no cabelo. Aliada a isso está a umectação que já falei aqui no Já Testei.


Bom, esse passo a passo de cuidados básicos com os cabelos NÃO É REGRA! E não tem nada de cientifico também. Foram DICAS que minha cabeleireira me deu e eu estou repassando/compartilhando com vocês por que mudou minha rotina de cuidados capilares.
Se você seguir esse passo a passo dos cuidados básicos e gostar, comenta ai! Se não gostar, comenta também! Se fizer de um jeito diferente esse passo a passo, compartilha com a gente!

É isso pessoal!

Bjo bjo.



0 comentários:

Postar um comentário